quarta-feira, 16 de julho de 2008

Sentir e existir





Sensibilidade é a incandescência dos sentimentos. Não importa a qualidade do que se sente; quando o sentir extrapola nossa capacidade de contenção, vaza por todos os poros. Tornamo-nos, então, pólo irradiador. Um simples gesto, uma palavra, um olhar... qualquer coisa basta para que o sentimento se propague em ondas por todo nosso ser.

De forma concomitante, o nosso sentir funciona com uma espécie de imã. Aquilo que em dado momento nos preenche serve como atrativo ou repelente para os que estão a nossa volta. O mesmo acontece conosco em relação a outras pessoas. Vemo-nos, muitas vezes sem explicação, surpreendentemente bem só por estarmos junto de alguém; outras vezes, a simples presença nos incomoda, nos torna tristes , irritados.

Quantas vezes observamos pessoas reclamando que freqüentemente são vitimas de incompreensão, que ninguém gosta delas, que não tem sorte. O mundo, segundo elas, parece conspirar para que tudo de ruim lhes aconteça.

Então, eu paro e me pergunto: será o mundo? ou serão elas? Que espécie de sentimentos cultuam? Que conversas mantém? O que vaza de seus poros? As abelhas são atraídas pelas flores; hienas pela carniça. Se ando atraindo hienas, não posso culpá-las. Tenho sim que verificar o cheiro que ando espalhando pelos caminhos que trilho. O mundo não me fará absolutamente nada que eu não permitir que ele me faça; ao contrário, ele me responde na mesma proporção que atuo sobre ele. Quando eu me responsabilizar por todos os meus atos, e somente então, terei a paz e felicidade que acho que me são devidas.

Imagem da internet. Desconheço o autor

12 comentários:

Sonia Regly disse...

Lúcia,
Para postar o selinho é assim:
Vc copia com o botão direito a imagem do selinho e posta normalmente oferecendo para os Blogs de amigos que vc queira.

Uma aprendiz disse...

Oi, Lú

Adoro esse versículo biblico:

"O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o mau do mau
tesouro do seu coração tira o mal, porque a boca fala do que o coração está
cheio." Lucas 6:45

Ele resume tudo que você escreveu.

um beijo

Lucia disse...

Sonia:

Obrigada por me ensinar. Vou buscar o selinho, então..rs. Ando meio corrida com mamãe aqui e tudo o mais, por isso ando deixando algumas coisas passarem; mas não é falta de atenção, no devido tempo farei tudo, tá?
Beijos

Lucia disse...

Etel:

Sim, você está corretissima. Falamos, com palavras ou atitudes, aquilo que vai no nosso coração. As vezes até erramos, mas se a bondade impera dentro de nós, os outros percebem nossa falha como aquilo que é, na verdade: um deslize. Não atribuem outros sentidos, exatamente porque nos conhecem, e nos sabem incapazes de maldades intencionais.
Beijos..

Você está melhor??

Anônimo disse...

Oi, Lu

Estou melhorando a passos lentos. kkkkk

beijinho

Lucia disse...

Etel:

O importante é melhorar..não importa o jeito do passo. Respeite seu tempo interno, menina.. isso é o essencial.
Beijão

O Sibarita disse...

Sua menina eu vou dizer o que desse belo texto?

Lúcia, a vida é isso, mais aquilo do texto, viu fia? kkkk

bjs
O Sibarita

Rai pires disse...

oi Lúcia ,belo texto parabéns pelo achado.Bjss Raimundo Pires

Lucia disse...

Siba:

Moço, moço.. vc por aqui? Achei que estava se acabando na festança..rs. E fala a verdade: demais de boa sua festa, né? Corró vai ter assunto prá muito tempo..rs
Sobre a vida.. Ah! a vida. Vou aprendendo com ela, melhorando, levando umas surras..rs. Mas vou seguindo e, espero, me tornando uma pessoa melhor.
Beijos, moço, e me aguarde na festa, viu?

Lucia disse...

Raimundo:

Que bom que gostou do texto. Volte sempre.
Abraços.

Odele Souza disse...

Oi Lucia,
Como sempre um texto bem escrito que nos faz refletir sobre coisas que por vezes passam sem que as notemos.

Um beio e bom domingo pra você.

PS. Ainda não tive tempo de fazer o que você me ensinou, mas vou fazer! rsrs

Lucia disse...

Odele:

E assim eu sigo: tentando traduzir meus sentimentos em palavras.
Um lindo domingo para vocês.
Beijos

PS. Vi que você não fez, ainda, e imaginei exatamente isso: falta de tempo..rs. Imagino até que terá que ir fazendo gradativamente, porque sua relação é extensa. Mas devagar você consegue..rs